Momento

São os pequenos instantes irrepetíveis que preenchem a nossa existência.

terça-feira, novembro 21, 2006

Little Miss Sunshine


Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos (Little Miss Sunshine) é um road movie/comédia com uma família americana que não encaixa no molde. Com um humor lancinante e ainda assim profundamente humano, o filme apresenta uma das mais fracturadas famílias da recente história do cinema: os Hoovers, cuja viagem a um concurso de beleza pré-puberdade resulta não apenas num caos cómico mas também em morte, transformação e num olhar comovente sobre as surpreendentes recompensas de ser uma falhado numa cultura obcecada pela vitória. Um sucesso no Festival de Cinema Sundance, onde passou com aplausos de pé, o filme toca um nervo a todos quantos já foram surpreendidos pela forma como as suas famílias disfuncionais acabam por conseguir sobreviver.

Nenhum dos Hoovers é normal, mas não é por não se esforçarem. O pai Richard (GREG KINNEAR), um orador que fala sobre motivação e que é profundamente optimista, tenta desesperadamente vender o seu programa em nove passos para o sucesso ? sem grande sucesso. Entretanto, a "pela-honestidade" mãe Hoover, Sheryl (TONI COLLETTE) é constantemente perseguida pelos segredos excêntricos da sua família, em especial os do seu irmão (STEVE CARELL), um gay suicida professor de Proust que acabou de sair do hospital após ter sido abandonado pelo seu amante. Depois há ainda os jovens Hoovers com os seus estranhos sonhos ? a caixa de óculos, ligeiramente redonda, futura rainha da beleza, com sete anos, Olive (ABIGAIL BRESLIN) e Dwayne (PAUL DANO), um teenager alimentado de fúria que lê Nietzsche e que fez um voto de silêncio até entrar na Academia da Força Aérea. Para terminar o conjunto temos o avô (ALAN ARKIN), um hedonista falador que acabou de ser expulso do lar por consumir heroína.

Podem não ser a imagem da saúde mental, mas quando por um golpe de sorte Olive é convidada a participar da difícil competição "Little Miss Sunshine" na Califórnia, toda a família Hoover a apoia. Enfiam-se na sua ferrugenta carrinha VW e dirigem-se para Oeste numa viagem tragico-cómica de três dias cheia de loucas surpresas, terminando com a grande iniciação de Olive ? o que vai alterar por completo a estranha família de forma inimaginável.

Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos (Little Miss Sunshine) é a primeira longa metragem dos conhecidos realizadores de vídeo clips (uma equipe de marido e mulher) Jonathan Dayton e Valerie Faris, a partir de um argumento de Michael Arndt. O filme é produzido por Big Beach e Bona Fide Productions, e tem Marc Turtletaub, David T. Friendly, Peter Saraf, Albert Berger e Ron Yerxa como produtores; Jeb Brody e Michael Beugg como produtores executivos. A equipe de produção integra o director de fotografia Tim Suhrstedt, o director de arte Kalina Ivanov, o guarda-roupa de Nancy Steiner, a montagem de Pamela Martin, a música de Mychael Danna e da recente banda DeVotchka.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Sara, eu sou a irmã da Adriana e vim aqui cuscar!!! he he he
Parabéns pelo teu blog que está muito giro!
Beijinhos

10:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home